O Itacoatiara Pro, etapa do circuito mundial de bodyboarding foi confirmado pela Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Neltur para acontecer entre 06 e 19 de junho. A realização do maior evento do calendário esportivo da Niterói, chega ao seu oitavo ano consecutivo reafirmando toda a sua tradição e sucesso. Os melhores atletas do mundo se enfrentarão nas pesadas ondas de Itacoatiara disputando R$ 150.000,00 em prêmios e pontos decisivos para o título mundial.
“Itacoatiara é considerada uma das melhores praias do mundo para a prática do bodyboarding e tem ondas enormes em junho. É importante para Niterói receber um evento dessa magnitude, porque estimula os atletas e movimenta economicamente o município. É um evento muito aguardado no nosso calendário” _ comentou o Secretário Municipal de Esporte e Lazer Luiz Carlos Gallo.
Mick Criley (Havaí) – Tony D´AndreaAlém de ser uma etapa grand slam do circuito mundial da APB (Association of Professional Bodyboarders), a competição engloba também a primeira etapa do circuito brasileiro CBRASB de bodyboarding, o que eleva o evento ao status de um festival esportivo com mais de 250 competidores, uma produção de conteúdo em larga escala e audiência on-line que atinge milhões de pessoas em mais de 125 países pelo planeta.
“A visibilidade que o evento tem nas mídias dá a Niterói um status turístico de ondas de primeira linha como o Hawaii, a Austrália e Nazaré em Portugal. Isso tornou o nosso inverno uma espécie de alta temporada turística e a Neltur vai se empenhar em engrandecer ainda mais este acontecimento.” avalia o presidente da Neltur, Luiz Fernandes Braga.
Atletas de Niterói e meio ambiente ganham incentivo extra da organização.
Para os atletas moradores de Niterói e locais de Itacoatiara, a notícia é ainda mais animadora, pois para esses a direção da competição irá oferecer facilidades.
“As inscrições serão reduzidas para os atletas de Niterói que tenham a intenção de competir as triagens. Não podemos isenta-los da obrigatoriedade de se filiar a APB, mas acreditamos que reduzir o custo da inscrição em 50% irá estimular a participação de mais niteroienses no evento, inclusive da nova geração”_ informou Giuliano Lara, o idealizador do evento.
Segundo a APB, o Itacoatiara Pro se tornou o maior evento de bodyboarding do mundo agregando no período uma vasta programação de entretenimento e ações de inclusão sócio ambiental, que serão realizadas com a participação de alunos da rede pública e da comunidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o INEA/PESET, órgãos que regulam as atividades dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca onde a praia está inserida.