Após intensas disputas, ficou definido neste sábado os candidatos ao título da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, disputado em Campos, Farol de São Thomé. Após uma decisão acertada da organização em segurar as baterias das oitavas de final para a manhã deste sábado, 04/02, os atletas puderam aproveitar a melhor hora do mar e atuações espetaculares marcaram o terceiro dia de competição.
Na primeira bateria do dia, o bicampeão brasileiro Léo Costa fez uma bateria de poucas ondas, mas muito disputada diante do capixaba Israel Salas. Israel achou e melhor onda da bateria, mas não teve uma segunda onda e acabou eliminado da competição. No segundo duelo, melhor para Thiago Limeira (RJ), que bateu o atleta de Rio das Ostras, Bruno Simão.
Israel Eduardo nota 10
A terceira bateria marcou a grande atuação do sábado. Mais uma vez Israel Eduardo mostrou que chega como um dos favoritos. Em um duelo com o amigo Rafael Paes, Israel deixou a amizade de lado e arrancou o primeiro 10 perfeito da bateria, após um tubo profundo seguido de duas manobras com bastante projeção.
“Eu e o Rafael treinamos juntos, mas na hora de competir é cada um por si. Estou muito feliz, mas ainda assim eu acho que preciso me focar, pois tem muito cara bom pela frente. Cada vez é uma batalha, e agora eu preciso me concentrar. A onda boa subiu para mim e eu consegui aproveitar bem.”, definiu o atleta de Rio das Ostras, que agora possui os dois melhores somatórios – 17,00 e 18,00 – além das duas melhores notas da etapa – 10,00 e 9,75.
Nas quartas, Israel encarou Hellinton Loureiro e protagonizaram a bateria mais acirrada do dia. Diante do pernambucano Iraí Rodrigues, campeão Pro Trials em 2011, os dois fizeram uma batalha dura. Amarelinho abriu a bateria com uma nota 9,25, mas viu seu adversário liderar após duas boas ondas. Faltando poucos minutos para o fim, o capixaba precisava de um 5,00 e conseguiu exatamente o que faltava para se garantir nas quartas.
“Essa bateria tirou tudo de mim. Só posso agredecer a Deus por tudo isso. Vim bem focado para essa etapa e quero muito fazer uma final aqui.”, disse o tricampeão em Farol.
Catarinense elimina promessa local
O catarinense Luis Villar mostrou que a experiência conta muito na categoria profissional. Diante do local Amilton Junior, o atleta de Balneário Camboriú mostrou todo seu talento e tática de competição. Luis abriu a bateria com um belo tubo, que lhe rendeu 8,50 e depois somou mais um 6,00 para definir a bateria a seu favor.
“Estou mantendo o mesmo pensamento das primeiras baterias. Achar duas boas ondas e depois construir score. O mar tá pequeno e as manobras limpas e fortes são as melhores opções. Eu acho que quanto mais tempo você está no tour, você aprende a ver o mar, a saber qual é a melhor manobra a ser feita e eu acho que, como tenho bastante tempo de circuito, pude usar isso a meu favor.”, disse Luis.
Agora o catarinense protagoniza um duelo com o cearense Fábio Rodrigues, que bateu o capixaba Luiz Cézar por uma das vagas na semifinal.
Outro atleta local que acabou eliminado foi Bruno Invyk. Diante do potiguar Marcus Lima, o carioca não conseguiu avançar. Marquinhos achou duas boas ondas e no fim arrancou um 7,75 que fez a diferença. Bruno ficou precisando de um 9,00 para alterar o resultado da bateria e, no fim, arrancou um 8,00, nota insuficiente para passar de fase.
“Esse ano eu comecei com um equipemanto bom. Eu vim mais focado, treinei mais. Eu já tinha caído com o Bruno Invyk no homem a homem em Ipanema e ele ganhou de mim no detalhe. Eu sabia que seria díficil. Não tinha muita onda na bateria e eu fiquei usando bastante a prioridade. Além disso, consegui fazer bem meu trabalho nas ondas que apareceram.”, declarou o campeão mundial do ISA Games em 2008.
Marcus Lima enfrenta nas quartas o paulista Valdomiro Mirinho, que eliminou o carioca Mateus Yoharana.
Capixabas dominam entre as mulheres
Se entre os homens a mescla de atletas de diferentes estados é grande nas quartas de final, entre as meninas o que se viu foi uma supremacia capixaba. Três das quatro competidoras que avançaram às semifinais são do Espírito Santo.
Maíra Viana foi a grande protagonista das baterias entre as meninas. A atleta eliminou a atual bicampeã brasileira, Isabela Sousa, em uma bateria bem apertada. “Eu estou muito centrada agora nesse começo de ano. Quero correr todos os circuitos e focar na tentativa de trazer o título mundial.”, definiu.
Nas semis, Maíra tem pela frente a pernambucana Fabrisia Silva, que deixou a caricoa Paola Simão para trás nas quartas. A outra semifinal será um duelo bastante esperado. As mamães Neymara Carvalho e Chris Kale farão o duelo por uma vaga na final.
Neymara, acompanhada da filha Luna, venceu a estreante entre as profissionais, Priscila Medeiros. “Foi meio sofrida essa bateria. Eu perdi a prioridade, mas o lance é ficar calma. O importante é não errar. A experiência é minha aliada nessas condições.”, ressaltou a capixaba.
Já Chris Kale, que compete pela primeira vez após o nascimento de Sophia, bateu a líder do circuito latino, Jéssica Becker, mostrando estar em um ótimo ritmo de competição mesmo após dois anos de ausência.
“Essa é a primeira vez que viajo sem a minha filha, mas estou conseguindo me concentrar. Ela ficou com os meus pais em casa e isso é bom, pois posso ficar tranquila. Competir com a Neymara vai ser bem bacana, pois ela foi uma das pessoas que mais me incentivou no retorno as competições.”, disse Chris.
As duas semifinais das mulheres acontecem neste domingo, quando serão conhecidos os grandes campeões da etapa.
Nas categorias amadoras foram definidas as finais da Open e Sub-16. Na Open, a disputa do título fica entre Aílton Neto e Daniel Ferreira, ambos do Rio de Janeiro; Luan Gouveia, de Santa Catarina; e Gabriel Santana, da Bahia. Já na sub-16, Sócrates Santana, Anderson Silva e Wesley de Souza, todos do Rio de Janeiro; e Bruno Cajado, do Espírito Santo, duelam pela taça de campeão.
Confira os resultados deste sábado
Oitavas de final – Masculino
O1: Israel Salas (ES) 6,75 x 12,50 Léo Costa (ES)
O2: Thiago Limeira (RJ) 12,25 x 12,00 Bruno Simão (RJ)
O3: Israel Eduardo (RJ) 17,00 x 11,00 Rafael Paes (RJ)
O4: Hellinton Loureiro (ES) 14,25 x 14,25 Iraí Rodrigues (PE)
O5: Luis Villar (SC) 14,50 x 9,50 Amilton Junior (RJ)
O6: Fábio Rodrigues (CE) 13,00 x 12,50 Luiz Cézar (ES)
O7: Marcus Lima (RN) 14,00 x 13,00 Bruno Invyk (RJ)
O8: Valdomiro Mirinho (SP) 12,75 x 11,75 Mateus Yoharana (RJ)
Quartas de final – Feminino
Q1: Fabrisia Silva (PE) 9,25 x 8,40 Paola Simão (RJ)
Q2: Maira Viana (ES) 12,25 x 9,00 Isabela Sousa (CE)
Q3: Neymara Carvalho (ES) 11,00 x 9,00 Priscila Medeiros (RN)
Q4: Chris Kale (ES) 12,50 x 10,50 Jéssica Becker (RJ)
Baterias de domingo
Quartas de final – Masculino
Q1: Léo Costa (ES) x Thiago Limeira (RJ)
Q2: Israel Eduardo (RJ) x Hellinton Loureiro (ES)
Q3: Luis Villar (SC) x Fábio Rodrigues (CE)
Q4: Marcus Lima (RN) x Valdomiro Mirinho (SP)
Semifinal – Feminino
S1: Fabrisia Silva (PE) x Maira Viana (ES)
S2: Neymara Carvalho (ES) x Chris Kale (ES)