A resposta a esta pergunta começa com a nova gestão da Confederação. Iniciada em 2021 com o desafio do pós pandemia e passando por um ano de 2022 marcado por um dos mais consistentes circuitos brasileiros dos últimos anos. Foram eventos épicos em matéria de ondas e pela organização e fechamento do circuito nas datas anunciadas e cumpridas a risca.
Chegamos a noite de ontem com uma reunião que já é um marco para a gestão do esporte. A CBRASB convocou suas filiadas e parceiros para alinhar o Circuito de 2023, além de temas importantes como Olimpíadas e Paralimpiadas, que estão sendo tratados com muita seriedade e já dão os primeiros frutos com a criação do curso para certificação dos profissionais que atuarão no segmento Paralimpico do Bodyboard, já com inicio para fevereiro de 2023. Marcelo Rocha, presidente da entidade comenta: “a minha visita ao Comitê Paralimpico Brasileiro, em São Paulo foi com o objetivo de iniciar o projeto de incluir o Bodyboard PCD nas Paralimpiadas e este curso é o primeiro passo.” A presença marcante dos Presidentes, Bruno da Silveira Carvalho, da FBCE, Fátimo Cerqueira, da FEBEB, Marcelo Miranda, da FEBBEES, Thyago Jacob, da FEBBESP e Jarbas Soares, da FECAB, garantiu uma enorme representatividade Estadual. O Presidente da Liga Nacional, Marcello Pedro, fortaleceu o encontro, além de Beri Santana, do Instituto Beri Santana de PE, e Julianderson Pereira do RN. A CBRASB foi representada pelo atuais Presidente e vice, Marcelo Rocha, ES e Stéfano Triska, PR.
A pauta foi uma uniformização do esporte de forma geral. Agora, definitivamente as Federações serão tratadas como devem ser e assumirão o protagonismo na gestão do esporte no Brasil tendo a Cbrasb como um alicerce para suas ações.
O foco é o surgimento de novas Federações pelo Brasil, como os casos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Pará e ainda dois Estados fundamentais para o Bodyboard, Rio de Janeiro e Pernambuco que serão gerenciados pela confederação com interventores para reorganizar a gestão em breve. O esporte passa pelo fortalecimento dos circuito estaduais e com a base dos atletas sendo reforçada, garantindo a renovação da modalidade. A novidade é que a categoria Master passa a ser gerenciada pela Liga Nacional e o titulo brasileiro será chancelado pela CBRASB. A partir de 2023 os estaduais iniciam as temporadas do Bodyboard pelo Brasil e o Circuito Brasileiro acontecerá no segundo semestre. Vamos fortalecer os Estaduais e iniciar um projeto que vise criar índices para os competidores chegarem nos circuitos de elite de todo Brasil.
Confiram os principais calendários Estaduais de 2023 até agora acessando as suas devidas páginas no instagram:
FEBBESP
FEBBEES
FECAB
FEBEB