Começou nessa sexta-feira, 17/6, as disputas do Búzios Bodyboarding Brasil, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding. Os atuais campeões brasileiros Léo Costa (ES) e Isabela Sousa (CE) ditaram o ritmo do primeiro dia, que contou com ondas de 1 metro e boa formação, e se destacaram em suas respectivas categorias.
Léo Costa competiu logo na primeira bateria do dia e começou bem a disputa pelo título da etapa. Estreando o novo formato do circuito, onde o vencedor da primeira bateria passa direto para quarta fase, o capixaba teve um pouco de dificuldade, mas achou a melhor onda da bateria, 9,00, para confirmar sua vaga nas quartas-de-final.
“Essa vitória me dá certa vantagem, pois agora eu espero até a quarta fase. Eu entrei buscando a vitória e vi que precisava de uma boa onda para virar. Precisei ir para o tudo ou nada e consegui achar uma onda nota 9,00”, declarou o atual bicampeão brasileiro Léo Costa. “Tem um pouco de pressão por eu ser o atual campeão, mas estou bem tranqüilo e ter surfado bem nessa bateria me deu ainda mais tranquilidade”, encerrou.
Seguindo o ritmo de Léo, a cearense Isabela Sousa também estreou com o pé direito em Búzios. Campeã do evento em 2010 e terceira colocada na etapa em 2009, Isabela tem boas recordações de Búzios.
“Eu venci o mundial aqui ano passado e abri caminho para o título aqui nessa praia”, frisou Isabela após vencer a primeira bateria entre as mulheres.
Tentando tirar a pressão de suas costas, Isabela procurou relaxar nas ondas e conseguiu avançar para a segunda fase. “Antes eu era vista como uma atleta que poderia ser campeã mundial e hoje eu já sou vista com outros olhos. Tem um pouco mais de pressão e isso não funcionou muito bem para mim no começo do ano. Eu não tive um tempo para descansar no começo da temporada. Agora eu estou voltando com tudo e é muito bom começar com uma vitória. Eu tenho treinado muito com os outros atletas do Ceará e todos nós estamos bastante unidos. Isso é bom, pois me ajuda a conseguir resultados melhores”, comenta Isabela.
Além dos campeões brasileiros de 2010, os dois vice-líderes do Circuito na temporada passada também estrearam com força total nas boas direitas de Geribá. Maylla Venturim (ES), atual campeã latina, encerrou as baterias da categoria Pro Girls com uma excelente atuação.
Com uma das melhores notas entre as mulheres, 8,00, Maylla começou bem a busca pelo sonhado título brasileiro e garantiu sua vaga no segundo round.
Top-2 do Circuito em 2010, o catarinense Luis Villar foi outro que passou direto para o Round 4. Em uma bateria disputada onda a onda com seu conterrâneo Eder Luciano, o atleta de Balneário Camboriú achou uma onda melhor e passou para a quarta fase.
“Eu consegui fazer uma boa estreia. Achei duas boas ondas e consegui garantir um bom resultado. Todas as disputas nessa categoria são boas e o bom é que neste novo formato todos têm uma segunda chance”, disse Luis.
Amadores e Pro Trials também estrearam nessa sexta-feira
Além das disputas das duas principais categorias do Circuito Brasileiro, a sexta-feira contou ainda com a estreia das categorias amadoras e do Pro Trials. As primeiras fases da Open e Sub-16 Masculino, além da Pro Trials, foram disputadas e no sábado serão definidos os finalistas de cada uma delas.
O Búzios Bodyboarding Brasil tem uma nova chamada nesse sábado (18/6), as 07h.
Resultado Super Top
Round 2
H1: 1 Diego da Silva (ES) x 2 Israel Eduardo (RJ) x 3 Marcus Lima (RN)
H2: 1 Uri Valadão (BA) x 2 Wanderson Araujo (ES) x 3 Erisberto Abrantes (ES)
H3: 1 Anderson de Souza (ES) x 2 Roberto Bruno (CE) x 3 Sanderson Trevisan (PR)
H4: 1 Eder Luciano (SC) x 2 Stephan Stamm (RJ) x 3 Alexandre Millazo (BA)
Round 3
H1: Diego da Silva (ES) x Wanderson Araujo (ES)
H2: Israel Eduardo (RJ) x Uri Valadão (BA)
H3: Anderson de Souza (ES) x Stephan Stamm (RJ)
H4: Roberto Bruno (CE) x Eder Luciano (SC)
Round 4
H1: Léo Costa (ES) x vencedor da bateria 1 do Round 3
H2: Hellinton Loureiro (ES) x vencedor da bateria 2 do Round 3
H3: Bruno Invick (RJ) x vencedor da bateria 3 do Round 3
H4: Luis Villar (RJ) x vencedor da bateria 4 do Round 3
Resultado Pro Girls
Round 1
H1: 1 Isabela Sousa (CE) x 2 Kirtys Montenegro (PE) x 3 Gabriela Gouvea (RJ)
H2: 1 Jessica Becker (RJ) x 2 Maira Viana (RJ) x 3 Neymara Carvalho (ES) x 4 Xandinha Ereiro (PA)
H3: 1 Patrícia Setubal (CE) x 2 Nicole Calheiros (RJ) x 3 Perola de Souza (PR) x 4 Simone Silveira (PR)
H4: 1 Joany Duarte (ES) x 2 Suzane Oliveira (PR) x 3 Aline Mello (RN) x 4 Mayara Lopes (SP)
H5: 1 Maria Helena (RJ) x 2 Gina Felix (SP) x 3 Renata Cavalleiro (RJ) x 4 Maria Alice (RJ)
H6: 1 Gabriela Possato (ES) x 2 Tatiane Meneses (BA) x 3 Luisa Rosa (PE) x 4 – Liege Laurentino (SC)
H7: 1 Maria Rita (SE) x 2 Elizangela Fragozo (ES) x 3 Talita de Oliveira (RJ) x 4 Rafaella Alves (SP)
H8: 1 – Maylla Venturim (ES) x 2 Marina Bastos (RJ) x 3 Priscila Medeiros (RN) x 4 Luiza Sardinha (RJ)
Round 2
H1: Isabela Sousa (CE) x Kirtys Montenegro (PE) x Jessica Becker (RJ) x Maira Viana (RJ)
H2: Patrícia Setubal (CE) x Nicole Calheiros (RJ) x Joany Duarte (ES) x Suzane Oliveira (PR)
H3: Maria Helena (RJ) x Gina Felix (SP) x Gabriela Possato (ES) x Tatiana Meneses (BA)
H4: Maria Rita (SE) x Elizangela Fragozo (ES) x Maylla Venturim (ES) x Marina Bastos (RJ)
O Búzios Bodyboarding Brasil é válido como primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding. A etapa tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Armação de Búzios e conta com o apoio da Genesis, Paipo, Chez Michou e Restaurante Boom. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Bodyboarding e supervisão da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro.