O sábado decisivo do Ipanema Bodyboard Brasil coroou o carioca Bruno Invyk e a capixaba Maira Viana como os grandes campeões das quarta e última etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding. Com o título, Bruno Invyk acabou como vice-campeão do circuito e garantiu sua vaga para o ISA Bodyboarding Games, que acontece em Galdar, nas Ilhas Canárias. Já Maira, ganhou motivação extra para as duas últimas etapas do Circuito Mundial e agora vai com força para a perna latino-americana do mundial.
As duas finais do Ipanema Bodyboard Brasil – Super Top e Pro Girls – ocorreram na Praia do Arpoador, onde está montada a estrutura principal do Arnette apresenta Quiksilver Brasil Open de Surf. Em ondas de 1,0 metro na séria e boa formação, os quatro finalistas fizeram por merecer as vagas na final e deram um show ao público que lotou a praia.
Bruno Invyk precisou passar por três adversários para chegar ao título nesse sábado. Antes de vencer Hellinton Loureiro na final, o atleta de Farol de São Thomé bateu Stephan Stamm nas quartas e Sanderson Trevisan na semi para chegar a final. Na decisão, o carioca mostrou uma boa escolha de ondas e abusou das manobras aéreas. Com um vasto repertório, o carioca superou seu adversário e levou o título do evento.
“Eu esperei muito por esse momento. Eu apareci muito rápido no cenário brasileiro vencendo eventos como amador e também sumi muito cedo, pois tive que parar de competir para trabalhar. Estou feliz por vencer esse evento aqui no Rio e agora vou me dedicar muito para tentar voltar ao Circuito Mundial”, comemorou Bruno, que também garantiu a vaga para o ISA Bodyboarding Games. “Vou chegar em casa e ver tudo que preciso fazer para já me preparar para defender o Brasil”, encerrou.
Se entre os homens o título ficou no Rio de Janeiro, no feminino pode-se dizer que a conquista também tem um pingo carioca. Nascida no Rio de Janeiro, Maíra Viana passou a competir pelo estado capixaba, que é onde ela reside e treina todos os dias. Diante da macaense Jéssica Becker, Maira fez uma ótima final e acabou com o título da quarta etapa.
“Esse título é capixaba. E lá que eu moro, treino e me preparo para todas as competições”, disse a atleta, que contou com a previsão de sua mãe antes do evento. “Quando eu cheguei ao Rio minha mãe disse que eu ia vencer. Dito e feito. Estou muito feliz, pois Rio é Rio. Ganhar aqui não tem preço. Eu precisava de um bom resultado para me motivar para as etapas do mundial e agora vou com tudo para a Venezuela”, disse Maira.
Com as finais das duas principais categorias do Circuito Brasileiro finalizadas neste sábado, foram definidos os campeões do circuito , além dos atletas rebaixados para a Pro Trials em 2012. Entre os homens, o título ficou com o catarinense Eder Luciano, que venceu as etapas de Búzios e Salvador nesta temporada. Já entre as mulheres, a cearense Isabela Sousa fez a festa em Salvador e São João da Barra e também terminou o ano com a número 1.
Os atletas Wanderson Araujo (ES), Stephan Stamm (RJ), Anderson de Souza (ES) e Roberto Bruno (CE) acabaram nas quarto últimas posições do ranking Super Top e vão disputar a categoria Pro Trials em 2012.
Pro Trials segue com disputas em aberto:
Nesse sábado, também foram definidos os quatro atletas que vão brigar pelo título na categoria Pro Trials. Um deles, o atual líder do ranking , Iraí Rodrigues, mesmo eliminado, terá que torcer contra os rivais para festejar o título.
Já Lucas Nogueira, Lucas Rodrigues e Fábio Rodrigues chegaram as quartas de final e agora precisam avançar para tomar o primeiro posto do pernambucano.
Confira os resultados deste sábado:
Super Top – Final:
F: 1 – Bruno Invyk (RJ) x 2 – Hellinton Loureiro (ES)
Semifinal:
S1: 1 – Bruno Invyk (RJ) x 2 – Sanderson Trevisan (PR)
S2: 1 – Hellinton Loureiro (ES) x 2 – Israel Eduardo (RJ)
Quartas:
Q1: 1 – Saderson Trevisan (PR) x 2 – Eder Luciano (SC)
Q2: 1 – Bruno Invyk (RJ) x 2 – Stephan Stamm (RJ)
Q3: 1 – Hellinton Loureiro (ES) x 2 – Diego da Silva (ES)
Q4: 1 – Israel Eduardo (RJ) x 2 – Alexandre Milazzo (BA)
Pro Girls – Final:
F: 1 – Maira Viana (ES) x 2 – Jéssica Becker (RJ)
Semifinal:
S1: 1 – Jéssica Becker (RJ) x 2 – Neymara Carvalho (ES)
S2: 2 – Maira Viana (ES) x 2 – Isabela Sousa (CE)
Quartas:
Q1: 1 – Jéssica Becker (RJ) x 2 – Maira Viana (ES) x 3 – Joanny Duarte (ES) x 4 – Nicolle Calheiros (RJ)
Q2: 1 – Isabela Sousa (CE) x 2 – Neymara Carvalho (ES) x 3 – Maylla Venturin (ES) x 4 – Renata Cavalleiro (RJ)
Pro Trials – Round 2:
H1: 1 – Nicholas Bastos (RJ) x 2 – Magno Oliveira (ES) x 3 – Leonardo Teixeira (RJ)
H2: 1 – Lucas Nogueira (ES) x 2 – Rafael Paes (RJ) x 3 – Iraí Rodrigues (PE) x 4 – Marcus Vinicius (RJ)
H3: 1 – Israel Salas (BA) x 2 – Ronieris Viana (ES) x 3 – Diego Roberto (RJ) x 4 – Ueslei Santos (BA)
H4: 1 – Lucas Rodrigues (ES) x 2 – Fábio Rodrigues (ES) x 3 – Happy Zurowski (HAV) x 4 – Diego Vieira (RJ)
H5: 1 – Mateus Yoharana (RJ) x 2 – Ewerson Jorge (RJ) x 3 – Bruno Araujo (RJ) x 4 – Hermano Castro (RJ)
H6: 1 – Luiz Cézar (ES) x 2 – Alexandre Silva (ES) x 3 – Adriano Minguta (RJ)
Quartas de final:
Q1: Nicholas Bastos (RJ) x Rafael Paes (RJ) x Israel Salas (BA)
Q2: Magno Oliveira (ES) x Lucas Nogueira (ES) x Ronieris Viana (ES)
Q3: Lucas Rodrigues (ES) x Ewerson Jorge (RJ) x Luiz Cézar (ES)
Q4: Fábio Rodrigues (CE) x Mateus Yoharana (RJ) x Alexandre Silva (RJ)
Cronograma de domingo:
09:00 – Pro Trials – Quartas de final (04 baterias de 20 minutos)
10:20 – Sub-16 – Semifinal (02 baterias de 15 minutos)
10:50 – Open Masculino – Semifinal (02 baterias de 15 minutos)
11:20 – Pro Trials – Semifinal (02 baterias de 20 minutos)
12:00 – Sub-16 – Final (1 bateria de 15 minutos)
12:15 – Open Masculino – Final (1 bateria de 15 minutos)
12:30 – Pro Trials – Final (1 bateria de 20 minutos)
12:50 – Premiação
Rankings após quatro etapas:
Super Top
1 – Eder Luciano (SC) – 2610 pontos
2 – Bruno Invyk (RJ) – 2460 pontos
3 – Hellinton Loureiro (ES) – 2330 pontos
4 – Luis Villar (SC) – 2110 pontos
5 – Alexandre Milazzo (BA) – 2080 pontos
Pro Girls
1 – Isabela Sousa (CE) – 2730 pontos
2 – Jéssica Becker (RJ) – 2590 pontos
3 – Maylla Venturin (ES) – 2330 pontos
4 – Joanny Duarte (ES) – 2025 pontos
5 – Neymara Carvalho (ES) – 2015 pontos
Brasil Open de Surfe:
A etapa do Brasileiro de Bodyboard em Ipanema faz parte do Arnette apresenta Quiksilver Brasil Open de Surf, que conta ainda com uma etapa seis estrelas do ASP World Star Tour, um Mundial Pro Junior da ASP, além de eventos de skate e BMX.
O Arnette apresenta Quiksilver Brasil Open de Surf é uma realização da Adding Sports e conta com a supervisão da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro. O evento conta com o patrocínio da Arnette, Oi, Quiksilver, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Esporte e Lazer e tem o apoio da Oi Futuro, Urgh, DC, Roxy, Prefeitura do Rio, Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube. Percentence ao calendário de competições do Brasil Open de Surf, o Ipanema Bodyboard Brasil é válido como quarta etapa do circuito brasileiro de bodyboarding , contando com a supervisão da CBRASB e FEBBRJ e com o apoio da Genesis e da Vortec.