Após catorze anos de espera, finalmente a capital do Rio de Janeiro volta a sediar uma etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard. O palco escolhido para encerrar a temporada 2011 não poderia ser melhor. Berço do bodyboarding nacional, a Praia de Ipanema sedia o Ipanema Bodyboard Brasil a partir dessa quinta-feira, 20/10.
O evento reunirá mais de 150 atletas no Posto 8 e apontará os grandes campeões da temporada 2011. No total, estão em jogos os títulos das categorias Super Top, Pro Girls, Pro Trials, Open Masculino e Sub-16. Além disso, a previsão para os próximos dias aponta para um grande swell que deve trazer ótimas ondas à Ipanema, dando ainda mais brilho ao evento.
Duelo catarinense na disputa do título brasileiro:
O grande duelo do evento será entre os catarinenses Eder Luciano e Luis Villar. Líder e segundo colocados, respectivamente, no ranking Super Top, o título está restrito a apenas um dos dois competidores, que prometem disputar bateria a bateria a vitória no Ipanema Bodyboard Brasil.
Escalado na primeira bateria da categoria, Eder terá pela frente o potiguar Marcus Lima, campeão mundial do ISA Games, em 2008, Sanderson Trevisan (PR) e o capixaba Anderson de Souza. Já Luis encara o carioca Israel Eduardo, o pentacampeão brasileiro Roberto Bruno (CE) e o capixaba Wanderson Araujo.
“O Circuito Brasileiro é muito forte e o nível está muito alto. Não é para qualquer um ser campeão brasileiro. É preciso estar concentrado durante 100% do tempo. Estou totalmente preparado para esse evento em Ipanema e para ser campeão brasileiro. Será a realização de mais um sonho”, aponta o líder do ranking Eder Luciano, de Itapema.
Isabela Sousa a um passo do título:
Se entre os homens a disputa segue muito acirrada, no feminino o título está nas mãos da cearense Isabela Sousa. Líder do ranking, a atual campeã mundial pode garantir o bi nacional caso passe sua bateria de estreia em Ipanema. Isabela só pode ser alcançada por Jéssica Becker (RJ), mas para isso precisa perder logo de cara e a carioca tem que ganhar o evento no Rio.
“Este é meu primeiro brasieleiro profissional no Rio, mas tenho uma ótima relação com a cidade. Já competi algumas vezes aqui e fui campeã brasileira amadora aqui. Além disso, quero garantir minha vaga para o ISA Bodyboard Games”, declarou Isabela, que se for campeã carimba seu passaporte para o evento por equipes do bodyboarding mundial.
Uri desfalca etapa:
O campeão mundial de bodyboard em 2008 e tetracampeão brasileiro, Uri Valadão, não competirá no Ipanema Bodyboard Brasil. Sofrendo de sérias dores abdominais e de cabeça, o baiano voador precisou abrir mão das disputas para cuidar da saúde.
“Tive uma péssima semana. Senti muitas dores na cabeça e no abdômen. Já fiz vários exames e nada de grave foi constatado, mas ainda não tenho condição de competir. É triste ter que tomar essa decisão, pois eu estava muito feliz e motivado para competir no Rio”, explica Uri.
O baiano ocupa a quarta posição no ranking brasileiro e quer brigar em Ipanema para terminar o ano entre os primeiros do Circuito. Porém, a opção de Uri foi feita pensando também nas competições do mundial, que acontecem nos próximos meses.
Brasil Open de Surfe:
A etapa do Brasileiro de Bodyboard em Ipanema tem tudo para entrar na história do esporte. A competição ocorre dentro do Arnette apresenta Quiksilver Brasil Open de Surf, que conta ainda com uma etapa seis estrelas do ASP World Star Tour, um Mundial Pro Junior da ASP, além de eventos de skate e BMX.
O Arnette apresenta Quiksilver Brasil Open de Surf é uma realização da Adding Sports e conta com a supervisão da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro. O evento conta com o patrocínio da Arnette, Oi, Quiksilver, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Esporte e Lazer e tem o apoio da Oi Futuro, Urgh, DC, Roxy, Prefeitura do Rio, Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube. Percentence ao calendário de competições do Brasil Open de Surf, o Ipanema Bodyboard Brasil é válido como quarta etapa do circuito brasileiro de bodyboarding , contando com a supervisão da CBRASB e FEBBRJ e com o apoio da Genesis e da Vortec.
Confira as baterias do Round 1 da categoria Super Top:
H1: Eder Luciano (SC) x Marcus Lima (RN) x Sanderson Trevisan (PR) x Anderson de Souza (ES)
H2: Leonardo Costa (ES) x Bruno Invyk (RJ) x Stephan Stamm (RJ) x Erisberto Abrantes (ES)
H3: Hellinton Loureiro (ES) x Uri Valadão (BA)* x Alexandre Milazzo (BA) x Diego da Silva (ES)
H4: Luis Villar (SC) x Israel Eduardo (RJ) x Roberto Bruno (CE) x Wanderson Araujo (ES)
* Na categoria Super Top não existe a reposição de atletas mesmo em caso de ausência na competição. Sendo assim, a bateria de Uri Valadão será surfada apenas com três competidores.