Profissionais estreiam no Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show

Publicado em 23 outubro 2014

Isabela Sousa está nas quartas de final - Foto: Juan Chiarialo/Porto Filmes

Itacaré (BA) – 23/10/2014Nessa quinta-feira teve sequência o Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show, etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboard, com a estreia dos atletas profissionais nas ondas da Praia da Tiririca, em Itacaré, litoral sul da Bahia. Com ondas de meio a um metro e formação irregular, alguns dos principais atletas do país foram para a água com as disputas da 1ª fase da categoria Profissional Masculino e 1ª e 2ª fases da Profissional Feminino.

Entre os homens, os campeões mundiais Uri Valadão e Eder Luciano começaram avançando, assim como o pentacampeão brasileiro Roberto Bruno e os capixabas Helliton Loureiro e Magno Passos, tops do Circuito Mundial de Bodyboard. Destaque também para atuação de Guilherme Mesquita, autor da melhor nota da competição até o momento: 9,00.

Ídolo baiano, Uri Valadão iniciou sua campanha na competição em busca do título que lhe resta na prateleira de troféus. Apesar da grande expectativa o campeão mundial de 2008 disse que não está tão pressionado. “Nos outros anos eu vinha competir com a expectativa e obrigação de ser campeão e isso acabou me atrapalhando um pouco. Este ano estou mais tranquilo. Estou curtindo o lugar e treinando nas horas vagas”, disse Uri.

Neymara Carvalho busca o tricampeonato da etapa - Foto: Fabriciano Jr/ Champ Produções

Outro campeão mundial que estreou com vitória foi o catarinense Eder Luciano. Em uma bateria acirrada com o capixaba Helliton Loureiro, o atleta de Itapema conseguiu garantira a segunda vaga. Os dois atletas fazem parte da elite do Circuito Mundial, mas precisaram iniciar a competição nas primeiras fases.

“Aqui é um campeonato mais longo para mim, mas estou preparado para isso. Já surfei todos os tipos de condição aqui em Itacaré e estou muito focado para buscar o bicampeonato brasileiro esse ano, que seria muito importante para mim”, revelou Eder.

Dono de um dos melhores somatórios do dia, o cearense Roberto Bruno também está na expectativa por um bom resultado. Pentacampeão nacional, o atleta de Fortaleza mostrou que tem tudo para brigar pelo título da etapa. “Consegui achar uma onda muito boa no começo. Achei que não fosse render tanto, mas ela começou a abrir e eu aproveitei bem”, declarou Roberto Bruno.

Roberto falou também sobre a escolha da direção de prova em adiar as disputas do Round 2, programadas anteriormente para essa quinta-feira, devido as condições do mar. “Achei ótima a decisão, pois durante o começo da manhã as condições estão melhores. Achei acertada a escolha da direção de prova em colocar a segunda fase na sexta, ainda mais que estamos a uma fase de entrar na fase dos tops”, comenta.

Atual campeã do evento, Kirtys Montenegro foi eliminada no Round 2 - Foto: Fabriciano Jr/Champ Produções

Disputas femininas definem as oito classificadas para as quartas de final:

Assim como a Profissional Masculino, as atletas da categoria Feminino fizeram suas estreias no Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show 2014. Após duas fases foram definidas as oito atletas que seguem na disputa.

Vice-campeã mundial em 2014, a macaense Jéssica Becker, que em 2013 terminou o evento na segunda posição, foi a primeira a garantir vaga para as quartas de final. “Estou vindo de resultados muito bons e isso me motiva muito. Além disso, tenho boas recordações daqui, pois fui vice-campeã ano passado. Tudo isso me dá confiança, mas o nível é muito forte. As meninas do Brasil são as melhores do mundo e em todas baterias você acaba encontrando alguma top do circuito mundial. Por isso é importante estar sempre muito concentrada, pensando em uma bateria por vez”, disse Jéssica, que defende o título brasileiro de 2014.

Terceira colocada no ranking mundial em 2014, Isabela Sousa também chegou bastante motivada para as disputas em Itacaré e nessa quinta-feira avançou para as quartas de final. “Estou muito empolgada e focada para brigar pelo título brasileiro. Sempre procuro entrar nas competições com o intuito de vencer e aqui não é diferente”, frisou Isabela, que enfrenta Nicolle Calheiros por uma vaga na semi. A bateria de Isabela marcou também a eliminação de Kirtes Montenegro, atual campeã do evento.

Pentacampeã mundial, Neymara Carvalho também mostrou que está em dia com as ondas, apesar de um ano de ausência do tour internacional. Bicampeã do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show, a capixaba passou as duas baterias e chegou as quartas de final. Agora, a “Pequena Notável” tem a chance de se tornar a primeira tricampeã da etapa.

“Esse ano foi meio atípico para mim. Estava envolvida com a política e treinando pouco, mas o instinto de campeã sempre está dentro de mim. Quero muito vencer o evento e me tornar campeã brasileira esse ano. Estou feliz em estar em Itacaré. Essa é a primeira vez que eu venho competir aqui”, disse Neymara.

Categoria Open abre o dia:

Essa quinta-feira começou com as disputas das três baterias pendentes da categoria Open Masculino. E o destaque ficou por conta da vitória de Adejaldo Silva, que quebrou o recorde de melhor pontuação do evento: 15,75. Marcelo Barros, do Ceará, e Lucas Viana, do Rio de Janeiro, também se destacaram com vitórias em suas baterias.

Tops estreiam nessa sexta-feira:

Ficou para sexta-feira a estreia dos tops-16 na categoria Profissional Masculino. Os dezesseis pré-classificados esperam os oito atletas que avançam da segunda fase.

Check in às 08h30:

Nessa sexta-feira, 24, a direção de prova divulgou que o check in acontecerá às 08h30.

Shows agitam o Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show:

Desde 2008, ano da primeira edição do Bahia Bodyboarding Show, a etapa se despede com uma série de atrações musicais. Nos palcos já brilharam diversas bandas de âmbito nacional, local e municipal, como O Rappa, Natiruts, Charlie Brown Jr, Cidade Negra, Raimundos, Diamba, Adão Negro, Massa Sonora, entre outros.

Em 2014, a festa será comandada mais uma vez pela banda de reggae Natiruts. Além da banda liderada pelo vocalista Alexandre Carlos, se apresentam nos palcos O Teatro Mágico, Scambo e Battata. Os shows acontecem no dia 25 de outubro e os ingressos estão à venda no Point do Karioka (Ilhéus), Lojas Backdoor (Itabuna e Ilhéus) e Lojas Mahalo (Itacaré). Informações através do telefone 71 3014.1510

Ecologia no Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show:

Além de esporte e música, a Champ Produções realiza todos os anos durante o evento, uma série de atividades voltadas para Ecologia e conscientização de crianças, atletas e todos os participantes em relação ao meio ambiente. Em 2014 não será diferente. O Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show será o primeiro evento de surf do mundo que terá a utilização de energia solar. Uma grande estrutura será montada para captação desta energia que será utilizada em prol do próprio espetáculo.

O projeto para captação de energia solar é fruto de uma parceria entre as organizadoras dos eventos, Champ Produções, com a USINAZUL Energia Sustentável e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão do Engenheiro e Empreendedor, Aurélio Souza, um dos pioneiros da energia solar no Brasil. Além disso, como parte do Programa Socioambiental apoiado pela Petrobras, o Bahia Bodyboarding Show prepara uma extensa programação com diversas ações como palestras, exposições, exibição de filmes, entre outros.

Mais informações: http://www.bahiabbshow.com.br/

Galeria de campeões do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show:

2009 – Guilherme Tâmega (RJ) e Eunate Aguirre (ESP)

2010 – Leo Chagas (BA) e Neymara Carvalho (ES)

2011 – Eder Luciano (SC) e Isabela Sousa (CE)

2012 – Israel Salas (ES) e Neymara Carvalho (ES)

2013 – Israel Salas (ES) e Kirtys Montenegro (PE)

 

O Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show é apresentado pela Skol e tem o patrocínio da Mahalo, Petrobrás, Bahiatursa e Prefeitura Municipal de Itacaré. Válido como primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2014, o evento é uma realização da Champ Produções e chancelado pela Confederação Brasileira de Bodyboard – CBRASB.

 

 

Resultados dessa quinta-feira (23)

Profissional Masculino:

Round 1 do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show: 1º e 2º avançam para o Round 2:

1ª – 1º Guilherme Mesquita (PB) 15,25 x 2º Hermano Castro (RJ) 11,35 x 3º Marcos Boeno (PR) 10,50 x 4º Leander Cunha (CE) 7,85

2ª – 1º João Antônio (CE) 11,50 x 2º Igor Freitas (CE) 11,25 x 3º Diego Estevão (ES) 10,75 x 4º Edmilson Palma (BA) 8,75

3ª – 1º Helliton Loureiro (ES) 12,50 x 2º Eder Luciano (SC) 11,55 x 3º Isaias Ravyc (CE) 9,25 x 4º João Marcelo (PE) 6,60

4ª – 1º Thiago Limeira (RJ) 12,50 x 2º Erik Silvino (CE) 11,25 x 3º Junior Megahair (BA) 9,40 x 4º Junior Silva (BA) 9,00

5ª – 1º Roberto Bruno (CE) 15,00 x 2º Tibúrcio Neto (AL) 13,00 x 3º Tiago dos Santos (RS) 8,85 x 4º Nicholas Bastos (RJ) 8,75

6ª – 1º Iraí Rodrigues (PE) 13,75 x 2º Junior Sousa (BA) 11,00 x 3º Henrique Santos (AL) 9,35 x 4º Washington Lima (CE) 7,90

7ª – 1º Uri Valadão (BA) 12,50 x 2º Magno Passos (ES) 10,75 x 3º Lucas Nunes (AL) 8,75 x 4º Rafael Cerutti (ES) 7,90

8ª – 1º Giovane Ferreira (PR) 10,60 x 2º Gugu Barcellos (RJ) 9,75 x 3º Gleyson Silva (CE) 8,90 x 4º Adriano Minguta (RJ) 8,75

 

Profissional Feminino

Round 1 do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show: 1ª e 2ª avançam para o Round 2:

1ª – 1ª Jessica Becker (RJ) 12,75 x 2ª Dalete Mousinho (CE) 8,85 x 3ª Marta Andrade (RS) 7,15 x 4ª Valentina Rodriguez (BA) 2,00

2ª – 1ª Isabela Sousa (CE) 11,70 x 2ª Maira Viana (ES) 10,10 x 3ª Myrella Lobato (RJ) 7,00 x 4ª Marilene Fernandez (ES) 5,85

3ª – 1ª Neymara Carvalho (ES) 10,00 x 2ª Joany Duarte (ES) 8,20 x 3ª Maria Helena (RJ) 7,75 x 4ª Samantha Sampaio (RJ) 2,90

4ª – 1ª Kirtys Montenegro (PE) 10,25 x 2ª Nicolle Calheiros (RJ) 10,00 x 3ª Yumi Vasconcellos (RJ) 6,50 x 4ª Victoria Moraes (RJ) 6,15

5ª – 1ª Patrícia Setubal (CE) 11,50 x 2ª Priscila Medeiros (RN) 10,50 x 3ª Raquel Friedrich (SC) 9,00 x 4ª Camila Sampaio (RJ) 5,95

6ª – 1ª Rafaela Alves (RJ) 11,25 x 2ª Gabriela Gouvea (RJ) 10,75 x 3ª Gina Felix (SP) 8,75 x 4ª Tatiane Meneses (BA) 6,60

7ª – 1ª Pérola Machado (PR) 9,75 x 2ª Maylla Venturin (ES) 8,15 x 3ª Juliana Freitas (SP) 7,75 x 4ª Liz Bensabath (BA) 5,50

 

Round 2 do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show: 1ª e 2ª avançam para as Quartas de Final:

1ª – 1ª Jéssica Becker (RJ) 12,00 x 2ª Nicolle Calheiros (RJ) 11,25 x 3ª Maira Viana (ES) 9,50

2ª – 1ª Isabela Sousa (CE) 11,25 x 2ª Joany Duarte (ES) 8,25 x 3ª Dalete Mousinho (CE) 7,15 x 4ª Kirtyes Montenegro (PE) 6,75

3ª – 1ª Priscila Medeiros (RN) 11,75 x 2ª Neymara Carvalho (ES) 10,85 x 3ª Rafaela Alves (RJ) 9,25 x 4ª Maylla Venturin (ES) 8,75

4ª – 1ª Patrícia Setubal (CE) 12,25 x 2ª Gabriela Gouvea (RJ) 9,35 x 3ª Pérola Machado (PR)

 

Round 3: 1º e 2º avançam para as Semifinais:

2ª – 1º Adejaldo Silva (RJ) 15,75 x 2º Arley Santos (BA) 10,25 x 3º Gabriel Popó (RJ) 9,25

3ª – 1º Marcelo Barros (CE) 11,00 x 2º Lucas Rodrigues (BA) 10,85 x 3º Adriano Barreto (RJ) 10,00

4ª – 1º Lucas Viana (RJ) 10,50 x 2º André Luis (RJ) 9,90 x 3º Bruno Alexandre (BA) 9,40

 

Baterias dessa sexta-feira:

 

Profissional Masculino:

Round 2 do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show: 1º e 2º avançam para o Round 3:

1ª – Guilherme Mesquita (PB) x Igor Freitas (CE) x Helliton Loureiro (ES) x Erik Silvino (CE)

2ª – João Antônio (CE) x Hermano Castro (RJ) x Thiago Limeira (RJ) x Eder Luciano (SC)

3ª – Roberto Bruno (CE) x Junior Sousa (BA) x Uri Valadão (BA) x Gugu Barcellos (RJ)

4ª – Iraí Rodrigues (PE) x Tibúrcio Neto (AL) x Giovane Ferreira (PR) x Magno Passos (ES)

 

Round 3 do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show: 1º e 2º avançam para o Round 4:

1ª – Israel Salas (BA) x Lucas Rodrigues (ES) x a definir

2ª – Valdomiro Mirinho (SP) x Ronieres Viana (ES) x a definir

3ª – Luis Villar (SC) x Amilton Junior (RJ) x a definir

4ª – Rafael Paes (RJ) x Francirley Ferreira (RJ) x a definir

5ª – Bruno Araujo (RJ) x Leo Costa (ES) x a definir

6ª – Dionathan Barroso (RJ) x Ailton Neto (RJ) x a definir

7ª – Israel Eduardo (RJ) x Fábio Rodrigues (CE) x a definir

8ª – Lucas Nogueira (ES) x Felipe Lima (RJ) x a definir

 

Profissional Feminino

Quartas de final do Skol apresenta Mahalo Bahia Bodyboarding Show: 1ª avança para as Semifinais:

1ª – Jéssica Becker (RJ) x Joany Duarte (ES)

2ª – Isabela Sousa (CE) x Nicolle Calheiros (RJ)

3ª – Priscila Medeiros (RN) x Gabriel Gouvea (RJ)

4ª – Patrícia Setubal (CE) x Neymara Carvalho (ES)

 

Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa Confederação Brasileira de Bodyboarding

danilo@gruposix.com.br

11 9 7667-9636/ 48 3364-1294

 

Fernanda Matos

Laboratório da Notícia – Assessoria de Imprensa do Mahalo Surf Eco Festival

fernanda@laboratoriodanoticia.com.br