Éder vence mais uma e Isabela brilha entre as mulheres

Publicado em 10 setembro 2011

O sol iluminiu mais uma vez Salvador, proporcionando um lindo dia para as disputas finais do Radical Wave apresenta Bahia Bodyboarding Show, disputada na Praia de Jaguaribe. O catarinense Eder Luciano conseguiu sua segunda vitória na temporada ao vencer o local Alexandre Milazzo na decisão. Entre as mulheres vitória para Isabela Sousa (CE), que derrotou a capixaba Maylla Venturin na final.

Isabela Sousa comemora sua primeira vitória no brasileiro em 2011 - Foto: Fabriciano Jr/Surf Bahia

Na melhor bateria do dia, o catarinense Eder Luciano teve uma grande batalha pela frente, ao encarar o baiano Alexandre Milazzo. Com duas ondas na cada dos 8,00 pontos – 8,75 e 8,50 – Eder chegou ao título mais uma vez na temporada. O atleta de Itapema já havia vencido em Búzios e com o resultado de Salvador dispara na liderança do ranking.

“Eu vim aqui pensando somente nisso. Em 2009 fui vice e ano passado acabei em 3º, chegou a minha vez. Estou muito feliz e agora minha meta é buscar mais uma vitória em São João da Barra para garantir o título do Circuito. Essa vitória vai também para o povo da minha cidade que tem enfrentando dificuldades com as chuvas. Rezo para que Deus olhe por eles e para que nada de pior aconteça”, declarou Eder.

Com o resultado, Eder chegou aos 2000 pontos e abriu mais de 500 pontos para o segundo colocado, o carioca Bruno Invik. O terceiro lugar da etapa acabou com o carioca Bruno Invick e com o capixaba Erisberto Abrantes.

Antes da vitória de Eder, a Praia de Jaguaribe viu o retorno de um dos ícones da nova geração do bodyboarding brasileiro ao lugar mais alto do pódio. Isabela Sousa, atual campeã brasileira e mundial, venceu pela primeira vez no ano e de quebra assumiu a liderança do ranking brasileiro. Ao bater a capixaba Maylla Venturim, a cearense abriu apenas 10 pontos de vantagem para a própria adversária da final e agora busca o bicampeonato.

“É muito bom voltar a vencer. Eu estava buscando muito esse título. Tenho treinado muito e agora é comemorar. Eu estou indo para o México já no domingo e pretendo voltar com todo o gás para a etapa de São João”, frisa Isabela.

Já Maylla, duas vezes segunda colocada em 2011 – Búzios e Salvador – não deixou que a derrota a abatesse. Com apenas 10 pontos de diferença para a líder, a capixaba sabe que está na briga pelo título. “O segundo lugar não é um resultado ruim. Eu queria ter vencido, mas a segunda posição me deixa na briga. Vou buscar esse título”, avaliou a competidora.

As cariocas Nicole Calheiros e Maria Helena terminaram na terceira posição na etapa.

Thiago Sousa vence em casa na Pro Trials

Em uma das categorias mais disputadas do evento – Pro Trials – a vitória acabou ficando para um atleta local. Tiago Souza, que vem aparecendo com um dos grandes nomes da nova geração venceu em casa e comemorou muito o título com a torcida.

“É muito bom vencer em casa. A bateria foi muito disputada. A categoria é muito forte e eu precisava trocar nota a todo o instante. Estou muito feliz com o resultado”, revelou logo ao sair da água.

Na categoria Open a vitória ficou com Nilton Santos, de Alagoas. Já na Sub-16, título para Adriano Barreto.

Resultados desse sábado

Final Pro Trials
1 – Eder Luciano (SC) 17,25 x 14,00 Alexandre Milazzo (BA)
3º colocados – Erisberto Abrantes (ES) e Bruno Invik (RJ)

Final Pro Girls
1 – Isabela Sousa (CE) 11,90 x 10,75 Maylla Venturin (ES)
3ª colocadas – Maria Helena (RJ) e Nicole Calheiros (RJ)

Final Pro Trials
1 – 1º Thiago Souza (BA), 2º Iraí Rodrigues (PE), 3º Lucas Rodrigues (ES), 4º Sílvio José (RN)

Final Open
1 – 1º Nilton Santos (AL), 2º Raul José (PE), 3º Thiago Correa (RJ), 4º Tiago Souza (BA)

Final Sub-16
1 – 1º Adriano Barreto (RJ), 2º Fabio Sobrinho (BA), 3º Adejaldo da Silva (RJ), 4º Socrates Santana (RJ)

Ranking Super Top e Pro Girls após duas etapas

Super Top
1 – Eder Luciano (SC) – 2000 pontos
2 – Bruno Invik (RJ) – 1460 pontos
3 – Uri Valadão (BA) – 1360 pontos
4 – Alexandre Milazzo (BA) – 1310 pontos
5 – Diego da Silva (ES) – 1230 pontos

Pro Girls
1 – Isabela Sousa (CE) – 1730 pontos
2 – Maylla Venturin (ES) – 1720 pontos
3 – Jéssica Becker (RJ) – 1450 pontos
4 – Maria Helena (RJ) – 1230 pontos
4 – Nicole Calheiros (RJ) – 1230 pontos

A produção da competição é uma parceria da Dendê Produções e Axé Mix, com apresentação da Radical Wave e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador e das empresas Petrobras, Skol, Azul Linhas Aéreas. Juntos, os organizadores visam difundir a prática saudável do esporte e a difusão da cultura e produções artísticas locais.