Brasileiros estreiam com aproveitamento perfeito na defesa do título do ISA World Bodyboarding Championship

Publicado em 7 dezembro 2014

Equipe brasileira no ISA - Foto: Gonzalo Munoz/ISA

Iquique (Chile) – 07/12/2014 – A equipe brasileira de bodyboarding iniciou neste domingo, 07, em Iquique, no Chile, a defesa pelo título mundial da principal competição por equipes da modalidade com aproveitamento perfeito. O primeiro dia marcou a estreia da categoria Profissional Masculino, com Eder Luciano (SC), Sergio Luis (RJ) e Lucio Santana (RJ) avançando para a segunda fase.

Atual bicampeão do ISA Bodyboarding, o catarinense Eder Luciano é um dos atletas mais experientes do grupo que está no Chile e nesse domingo encarou uma bateria dura logo em sua primeira queda na água chilena. O atual campeão mundial Amaury Laverhne, da França, venceu o duelo com 16,33 pontos, deixando Eder em segundo, com 12,50.

“A estreia foi bastante dura. Além do Amaury o português também surfou muito bem e eu consegui achar uma onda no final que me proporcionou a virada. Logo depois ainda troquei mais uma nota. Foi muito bom ter começado o campeonato avançando”, disse Eder.

Atuais campeões, Neymara Carvalho e Eder Luciano representaram o Brasil na cerimônia de abertura - Foto: Gonzalo Munoz/ISA

Na bateria anterior, o carioca Sergio Luis começou muito bem também garantindo sua vaga na segunda fase. O brasileiro foi o segundo colocado, com 12,27 pontos, na bateria que teve o francês Jeremy Arnoux avançando em primeiro.

“A bateria foi disputada do começo ao fim e com alguns momentos sem onda. No final consegui achar uma boa onda de tubo e três manobras que me rendeu uma nota na casa dos 8 pontos. Foi suado”, comemorou Sergio, que esteve nas campanhas vitoriosas do Brasil em 2012 e 2013.

Encerrando a participação brasileira no ISA Bodyboarding Games nesse domingo, o estreante encarou uma dura bateria, com o português Hugo Pinheiro e o francês Maxime Castillo. O atleta do norte fluminense não se intimidou e nos instantes finais passou para segundo, mostrando muita personalidade.

“Estou muito feliz. A estreia foi bem emocionante. Consegui virar quase que na regressiva e já estou pronto para a próxima”, disse Lucio bem animado.

Neymara Carvalho, Sócrates Santana e Yumi Vasconcellos estreiam nessa segunda:

Após um primeiro dia reservado aos homens, nessa segunda-feira a organização promove as estreias das categorias Profissional Feminino, Sub-18 Masculino e Sub-18 Feminino. Com isso, três atletas do país farão suas primeiras aparições na competição.

Atual campeã do evento, a pentacampeã mundial Neymara Carvalho (ES) fará sua estreia no primeiro round em busca de mais um título. Já na Sub-18 Masculino, o atual bicampeão brasileiro Sub-16, Sócrates Santana (RJ), será o representante do país. Na Sub-18 Feminino, será a vez de Yumi Vasconcellos (RJ) cair na água. Essa será a primeira participação de Yumi e Sócrates na competição internacional.

Resultados desse domingo:

Profissional Masculino – Round 1

H4 – 1º Jeremy Arnoux (FRA) 14,00 x 2º Sergio Luis (BRA) 12,27 x 3º Daniel Fonseca (POR) 10,23

H5: 1º Amaury Laverhne (FRA) 16,33 x 2º Eder Luciano (BRA) 12,50 x 3º João Barciela (POR) 11,20

H9: 1º Hugo Pinheiro (POR) 13,07 x 2º Lucio Santana (BRA) 10,27 x 3º Maxime Castillo (FRA) 9,76

 

Baterias dessa segunda-feira:

Profissional Masculino – Round 2:

H1: Santiago Sanches (ARG) x Alberto Colucci (VEN) x Renzo Fassioli (PER) x Sergio Luis (BRA)

H4: Alan Munoz (CHI) x Eder Luciano (BRA) x Reymar Ramirez (CRI) x Manuel Toro (VEN)

H6: Gabriel Brantes (CHI) x Lucio Santana (BRA) x Gustavo Bartolini (ARG) x Angelo Freda (VEN)

Profissional Feminino – Round 1:

H2: Neymara Carvalho (BRA) x Andrea Monteverde (EQU) x Luz Marie Grande (PRC)

Sub-18 Masculino – Round 1:

H2: Socrates Santana (BRA) x Bryan Molina (EQU) x Abner de Arce (PRC)

Sub-18 Feminino: Round 1:

H1: Yumi Vasconcellos (BRA) x Micaela Cubero (CRC) x Madalena Costa (POR) x Carolina Botteri (PER)